terça-feira, 12 de junho de 2012

GNU / Linux - O Sistema Operacional dos Telecentros

Vamos falar de uma maneira simples afinal você meu caro leitor é uma pessoa tão simples quanto eu é não um técnico em informática, mas é interessante saber um pouco mais sobre essa ferramenta.

Linus Torvalds idealizador do Linux
O Linux é um termo popularmente utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo atualmente renomado programador finlandês Linus Torvalds em 1991, quando ele ainda era um estudante, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2), essa licença diz que qualquer pessoa pode utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente o linux, claro que de acordo com os termos da licença.

Desde a primeira versão do linux, muitos programadores têm respondido ao chamado de Linus, e o têm ajudado a fazer do Sistema Operacional Linux o que é hoje. No início ele era utilizado por programadores mas atualmente isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos (como fazem os técnicos dos telecentros), e distribuições cada vez mais amigáveis fazendo com que uma pessoa com poucos conhecimentos consiga usar o Linux.
Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos programas e está melhorando a cada dia, sem ele o Programa Telecentros não seria esse ambiente divertido e de fácil uso da comunidade. Venha você também conhecer está ferramenta tão útil e necessária nos dias de hoje, como foi dito o Sistema Linux está ganhando espaço então não perca mais tempo procure o telecentro mais próximo da sua casa e aprenda a utilizar está bela ferramenta.

Mascotes dos sistemas GNU e Linux.

Curiosidades:
  • A primeira versão "oficial" do núcleo Linux (versão 0.02) foi inalgurada em 5 de outubro de 1991;
  • Inicialmente Linus tinha o batizado o Linux como "Freax";
  • Por extensão, sistemas operacionais que usam o núcleo Linux são chamados genericamente de Linux. Entretanto, o nome mais adequado para tais sistemas é GNU/Linux, já que grande parte do código-fonte são ferramentas do projeto GNU;
  • Em 1996, muitos integrantes da lista de discussão "Linux-Kernel" estavam discutindo sobre a criação de um mascote que representasse o Linux, Linus acabou entrando no debate e disse numa mensagem que gostava muito de pingüins, a partir daí vários foram os mascotes sugeridos até que alguém sugeriu a figura de um "pinguim sustentando o mundo". Em resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pinguim tivesse uma imagem simples: um pinguim "gordinho" e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes. Ainda, Torvalds também frisou que baseado nesse pinguin, as pessoas poderiam criar várias modificações, que é o que realmente acontece. É assim foi criado o TUX.


Imagens: Fotos de Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário