APOSTILA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA PARTE 1

Apostila de Introdução à Informática - GNU LINUX




Introdução a Informática - Aula 01


O computador – Podemos definir o computador como uma ferramenta de trabalho, educação, e lazer. Pois através dele podemos fazer textos, documentos, currículos, desenhar participar de bate-papos virtuais, e jogos eletrônicos. Sua utilização mostra-se de grande importância em Nosso cotidiano. Ex: banco, mercado, farmácias, estacionamento.

Partes do computador – Para que possamos fazer uso desta ferramenta que é o computador, precisamos conhecer as 2 partes fundamentais dele que são a parte Física e a parte logica.
Parte Física
Chamamos de Parte Física tudo aquilo que eu posso tocar no computador. As partes físicas mais conhecidas do computador são:

O Monitor – Equipamento responsável pela visualização do que acontece no computador. Tudo o que eu faço no computador vejo através do monitor.

Gabinete – É onde fica guardado as peças que fazem o computador funcionar. É o lugar onde fica localizada a memória, o disco rígido o processador, placas de vídeo, placa de som, placa de rede etc.

TecladoEle é usado para digitar, ele é composto de letras, números, sinais e comandos.

Mouse – Equipamento responsável para mover o ponteiro que visualizamos no monitor, nos dando assim agilidade. O mouse se movimenta apenas em uma superfície plana como a mesa.

Na informática todas essas partes físicas do computador recebem o nome de “HARDWARE”. Então HARDWARE é a parte Física do Computador.

Parte Lógica
Chamamos de Parte Lógica tudo aquilo que eu NÃO posso “tocar “no computador. A Parte Lógica do Computador e composta por:

Programas – Que são as ferramentas que nos ajudam a trabalhar no computador como o Editor de textos, Calculadora, Editor de Imagens, jogos e etc.

Sistema Operacional É um conjunto de programas que faz a comunicação entre o usuário e o computador.

Na informática a Partes Lógica do computador recebem o nome de “SOFTWARE”. Então SOFTWARE é a parte Lógica do Computador.
Um Pouco Mais sobre o Computador

Área de Trabalho ou Desktop É a tela inicial do computador nela nos temos os Icones (desenhos) que podem ser pastas ou atalhos dos programas.

Barra de Tarefas – Ela e usada para monitorar as aplicações. Tudo o que abrimos fica nesta barra. Da esquerda para a direita ela é composta pelo menu Iniciar ( que contem comandos para acessar programas), é um relógio.

Aprendendo a usar o Mouse – O mouse como você pode observar quando movemos o mouse uma seta na área de trabalho se move e atraves desta seta que nos conseguimos usar o mouse. Ele e composto por três botões:

Botão Principal ou Esquerdo – Ele é usado para abrir pastas, programas e documentos do computador. Ele é o botão que mais utilizamos.

Botão de Rolagem ou Central – Ele é usado para você percorrer os documentos e pastas com mais facilidade.

Botão Secundário ou Direito – Quando usado ele abre para nos um menu de opções, essas opções variam de um programa para o outro.

Janela - Quando Abrimos um arquivo ou pasta ele abre o que chamamos de janela. Preste muita atenção pois são recursos que aparecem em todos os programas, uma janela e composta basicamente por:

Barra de Titulo – Nela Fica o Nome do arquivo aberto e os botões:
Minimizar – que esconde a janela na barra de ferramentas.
Maximizar – que faz com que a janela ocupe toda a área de trabalho (aumenta).
Desfazer Maximizar – Faz com que a janela volte a ser menor.
Fechar – Ele fecha a janela que foi aberta

Barra de Menus – Nela estão as facilidades de acesso tudo que precisamos para trabalhar no programa ou pasta.

Barra de Ferramenta – Nela estão o que mais usamos no programa ou pasta.




Introdução à Informática Aula 2

PastaNa informática a pasta é um local utilizado para se organizar os arquivos no computador.

Criando uma Pasta - É muito simples criar uma pasta no LINUX, basta:
- Clicar com o botão Direito do Mouse;
- Depois clicar sobre o Menu Criar Pasta;
- Digite o Nome da Pasta, e aperte ENTER..


Renomeando um Arquivo
- Clicar com o botão Direito do Mouse;
- Depois clicar sobre o Menu Renomear;
- Digite o nome do Arquivo, e aperte ENTER.
Ou
Um outro Modo simples de se renomear é selecionando o arquivo e apertando a tecla F2.


Movendo um Arquivo
Selecione o Arquivo a ser movido;
Clique, Segure, e Araste-o para onde você Quiser.


Apagando um Arquivo
- Selecione o Arquivo a ser Apagado;
- Clique com o botão direito do mouse;
- Clique em Mover para a Lixeira.
Ou
Um outro Modo simples de se Mover para a Lixeira é selecionando o arquivo e apertando a tecla Delete.



KolourPaint

O KolourPaint é uma ferramenta para criação de desenhos simples. O KolourPaint ainda pode ser usado para fazer pequenas edições em fotos digitalizadas.

Elementos da janela:

Segue abaixo os recursos existentes nas janelas de um programa. Preste muita atenção pois são recursos que aparecem em todas as janelas que você ira utilizar.

Salvando um arquivo:
- Vá no Menu Arquivo;
- Clique em Salvar
- No campo Localização, Digite o nome do Arquivo;
- Clique no Botão Salvar.



Diferenças entre Salvar e Salvar Como:

Salvar – Salva um novo documento, e as alterações de um existente.

Salvar Como – Serve para salvar um arquivo já existente em um outro local.

Exercícios

1º Criar uma Casa.

Salvar com o Nome Casa.

2º Criar um Campo de Futebol .

Salvar com o nome de Campo.

3º Criar a Bandeira do Brasil.

Salvar com o nome de Bandeira.






Introdução a Informática Aula 3

Editor de Textos WriterEste programa permite que você produza documentos (cartas, trabalhos escolares, relatórios,etc.) de modo rápido e eficiente. Ele também nos oferece o tratamento de desenhos, gráficos, paginas da Web e outros.

Conhecendo o Teclado – No trabalho com textos é necessário ter um bom conhecimento do teclado e do funcionamento de teclas isoladas ou conjuntamente com outras. Como já vimos anteriormente o teclado e usado para digitar ou seja transmitir informações para o computador, Vimos também que ele e composto por Letras, números, símbolos e acentuações. Na aula de hoje vamos aprender usa-lo.

Tecla Enter – No editor de textos, Significa uma linha abaixo.

Tecla Barra de espaço – Cria um espaçamento entre as letras.

Tecla Backspace – Apaga tudo que está a esquerda do curso, um a cada toque.

Tecla CapsLock – Quando ativada deixa todas as letras em maiúsculo.

Tecla SHIFT – Esta tecla só funciona em conjunto com outra tecla. Mantendo o shift pressionado, aperta-se a tecla desejada: se for letra ela aparecera em maiúsculo, para as outras aparecera o símbolo da parte superior da tecla.

SHIFT + letras – Deixa a letra em Maiúscula.( a A, d D)

SHIFT + Acentos – Acentua as palavras ( pá, você)

SHIFT + Símbolos – Ativa os Símbolos ( {, @, $, &)

Tecla CTRL ( CONTROL ) - Ela funciona como atalho de comandos. Significa Controle.

CTRL + A – Seleciona todo texto.

CTRL + C – Copia o texto que estiver selecionando.

CTRL + V – Faz uma copia de algo que foi Copiado (Cola).

CTRL + Z – Desfaz o ultimo comando feito.

CTRL + P – Usado para mandar imprimir um documento.

CTRL + S – Salva um documento, ou suas alterações.
Tecla Alt GR - É usada para ativar a terceira opção numa tecla.


Alt GR + ª – Ativa o simbolo PRIMEIRA

Alt GR + º – Ativa o simbolo PRIMEIRO

Alt GR + ° - Ativa o simbolo GRAU

Alt GR + § - Ativa o simbolo que indica mais de um PARAFRAFO na lei.

Tecla Delete – Apaga tudo o que estiver a direita do cursor, um a cada toque.

Tecla Home – Deixa o cursor no começo da linha

Tecla End – Deixa o cursor no final da linha

Tecla Page Up – Sobe o cursor 25 linhas.

Tecla Page Down – Desce o cursor 25 Linhas.

Tecla com Setas – São teclas de direção movem o cursor para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita.

NumLock – Ativa e desativa o Teclado Numérico.

Teclas de Função (F1, F2...) - São teclas de ajuda cada uma possui uma função diferente.

Exercícios

1º Vamos ver se você consegue acentuar as palavras, para isso digite as que estiverem abaixo:

GESTÃO, VOCÊ, ATÉ, SÓ, PORTUGUÊS, INFORMÁTICA, RELATÓRIO, CONCLUÍRAM, OBSERVAÇÕES, À, FILIAÇÃO, CARDÁPIO, PARABÉNS.

2º Vá até a pasta jogos e abra o jogo TUX TYPING 2, escolha o jogo Cascata de Peixe, Nível FACIL, Exercício 1. Um bom jogo.





Introdução a Informática Aula 4

Formatando um texto

Selecionando Texto – Essa habilidade e fundamental, pois para se formatar um texto e necessário inicialmente seleciona-lo senão o texto não sofrera nenhuma alteração.

Recursos para formatação – Vamos ressaltar a parte inferior da barra de ferramentas, da esquerda para a direita temos:

Aplicar Estilo: indica o etilo de texto em uso.

Nome da fonte: Indica a fonte em uso(tipo de letra) e o botão que disponibiliza a escolha de outra fonte.

Tamanho da fonte: Indica o tamanho da minha fonte e o botão para altera-lá.

Negrito: Deixa a fonte mais escura. Clicando em cima você habilita ou desabilita essa aplicação.

Itálico: Deixa a fonte inclinada para a esquerda. Clicando em cima você habilita ou desabilita essa aplicação.

Sublinhado: Deixa uma linha abaixo da fonte. Clicando em cima você habilita ou desabilita essa aplicação.

Alinhamento: Indica a posição do texto ou fonte em relação a folha. Se ela fica do lado esquerdo, no centro(centralizado), á direita ou justificado.

Marcadores e numeração: Destinado a inclusão de números ou marcas no início do paragrafo.

Diminuir ou Aumentar recuo: Ajuda na estética do texto, e utilizado como paragrafo.

Cor da Fonte: Nela você escolhe a cor que desejar na sua fonte.

Realçar: Realça o fundo da sua fonte.

Alem desses recursos no menu Formatar, podemos encontrar outros.




Introdução a Informática Aula 5

Editor de Planilhas Calc – Programa usada para organizar, calcular e analisar dados. Nele podemos cálculos simples como os de uma lista de compras, boletim ou complexos como a contabilidade de uma média empresa.

Ele e dividido em folhas, cada folha e composta por linhas e colunas, as Colunas são representadas por Letras(acima) e as linhas são representadas por números(á direita). O encontro da coluna com a linha e chamado de celula.
As Barras – As barras existentes no Calc são as mesma do editor de textos, mas a barra de formatação possui alguns itens a mais que nos usaremos, são eles:


Mesclar Células – Transformá farias celulas em uma só.

Formato de numero... - Muda a forma do numero Ex. Natural(10) para moeda(R$10,00 ou R$00.10)
Porcentagem

 Adicionar casa decimais – Adiciona uma casa decimal por clique.

Excluir casas decimais – Exclui uma casa decimal por clique.


Gráfico – Transformá os valores em gráfico.


Inserir Bordas – Deixa um contorno nas células.

Barra de Formulas – E nessa barra que vamos efetuar os cálculos. Nela temos á:
Caixa de nome: Que mostra a célula onde estamos.
Assistente de Função: Nela se encontra todas as formulas do Calc.
Linha de Entrada – Nela podemos inserir as informações.










Criador da apostila :
Reginaldo Gonçalves dos Santos Junior








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