Apostila de Introdução à Informática - GNU LINUX
Introdução
a Informática - Aula 01
O
computador –
Podemos definir o computador como uma ferramenta de trabalho,
educação, e lazer. Pois através dele podemos fazer textos,
documentos, currículos, desenhar participar de bate-papos virtuais,
e jogos eletrônicos. Sua utilização mostra-se de grande
importância em Nosso cotidiano. Ex: banco, mercado, farmácias,
estacionamento.
Partes
do computador
–
Para que possamos fazer uso desta ferramenta que é o computador,
precisamos conhecer as 2 partes fundamentais dele que são a parte
Física e a parte logica.
Parte
Física
Chamamos
de Parte Física tudo aquilo que eu posso tocar no computador. As
partes físicas mais conhecidas do computador são:
O
Monitor
–
Equipamento responsável pela visualização do que acontece
no computador.
Tudo o que eu faço no computador vejo através do monitor.
Gabinete
–
É onde fica guardado as peças que fazem o computador funcionar. É
o lugar onde fica localizada a memória, o disco rígido o
processador, placas de vídeo, placa de som, placa de rede etc.
Teclado
– Ele
é usado para digitar, ele
é composto de letras, números, sinais e comandos.
Mouse
–
Equipamento responsável para mover o ponteiro que visualizamos no
monitor, nos dando assim agilidade. O mouse se movimenta apenas em
uma superfície plana como a mesa.
Na
informática todas essas partes físicas do computador recebem o nome
de “HARDWARE”. Então
HARDWARE é a parte Física do Computador.
Parte
Lógica
Chamamos
de Parte Lógica tudo aquilo que eu NÃO posso “tocar “no
computador. A Parte Lógica do Computador e composta por:
Programas
– Que são as ferramentas que nos ajudam a trabalhar no computador
como o Editor de textos, Calculadora, Editor de Imagens, jogos e etc.
Sistema
Operacional –
É
um conjunto de programas que faz a comunicação entre o usuário e o
computador.
Na
informática a Partes Lógica do computador recebem o nome de
“SOFTWARE”. Então SOFTWARE é a parte Lógica do Computador.
Um
Pouco Mais sobre o Computador
Área
de Trabalho ou Desktop–
É a tela inicial do computador nela nos temos os Icones (desenhos)
que podem ser pastas ou atalhos dos programas.
Barra
de Tarefas
– Ela e usada para monitorar as aplicações. Tudo o que abrimos
fica nesta barra. Da esquerda para a direita ela é composta pelo
menu Iniciar ( que contem comandos para acessar programas), é um
relógio.
Aprendendo
a usar o Mouse
–
O mouse como você pode observar quando movemos o mouse uma seta na
área de trabalho se move e atraves desta seta que nos conseguimos
usar o mouse. Ele e composto por três botões:
Botão Principal ou Esquerdo – Ele é usado para abrir pastas, programas e documentos do computador. Ele é o botão que mais utilizamos.
Botão de Rolagem ou Central – Ele é usado para você percorrer os documentos e pastas com mais facilidade.
Botão Secundário ou Direito – Quando usado ele abre para nos um menu de opções, essas opções variam de um programa para o outro.
Janela - Quando Abrimos um arquivo ou pasta ele abre o que chamamos de janela. Preste muita atenção pois são recursos que aparecem em todos os programas, uma janela e composta basicamente por:
Barra de Titulo – Nela Fica o Nome do arquivo aberto e os botões:
Minimizar – que esconde a janela na barra de ferramentas.
Maximizar – que faz com que a janela ocupe toda a área de trabalho (aumenta).
Desfazer Maximizar – Faz com que a janela volte a ser menor.
Fechar – Ele fecha a janela que foi aberta
Barra de Menus – Nela estão as facilidades de acesso tudo que precisamos para trabalhar no programa ou pasta.
Barra de Ferramenta – Nela estão o que mais usamos no programa ou pasta.
Introdução à Informática Aula 2
Pasta – Na informática a pasta é um local utilizado para se organizar os arquivos no computador.
Criando uma Pasta - É muito simples criar uma pasta no LINUX, basta:
- Clicar com o botão Direito do Mouse;
- Depois clicar sobre o Menu Criar Pasta;
- Digite o Nome da Pasta, e aperte ENTER..
Renomeando um Arquivo
- Clicar com o botão Direito do Mouse;
- Depois clicar sobre o Menu Renomear;
- Digite o nome do Arquivo, e aperte ENTER.
Ou
Um outro Modo simples de se renomear é selecionando o arquivo e apertando a tecla F2.
Movendo um Arquivo
Selecione o Arquivo a ser movido;
Clique, Segure, e Araste-o para onde você Quiser.
Apagando um Arquivo
- Selecione o Arquivo a ser Apagado;
- Clique com o botão direito do mouse;
- Clique em Mover para a Lixeira.
Ou
Um outro Modo simples de se Mover para a Lixeira é selecionando o arquivo e apertando a tecla Delete.
KolourPaint
O KolourPaint é uma ferramenta para criação de desenhos simples. O KolourPaint ainda pode ser usado para fazer pequenas edições em fotos digitalizadas.
Elementos da janela:
Segue abaixo os recursos existentes nas janelas de um programa. Preste muita atenção pois são recursos que aparecem em todas as janelas que você ira utilizar.
Salvando um arquivo:
- Vá no Menu Arquivo;
- Clique em Salvar
- No campo Localização, Digite o nome do Arquivo;
- Clique no Botão Salvar.
Diferenças entre Salvar e Salvar Como:
Salvar – Salva um novo documento, e as alterações de um existente.
Salvar Como – Serve para salvar um arquivo já existente em um outro local.
Exercícios
1º Criar uma Casa.
Salvar com o Nome Casa.
2º Criar um Campo de Futebol .
Salvar com o nome de Campo.
3º Criar a Bandeira do Brasil.
Salvar com o nome de Bandeira.
Introdução a Informática Aula 3
Editor de Textos Writer – Este programa permite que você produza documentos (cartas, trabalhos escolares, relatórios,etc.) de modo rápido e eficiente. Ele também nos oferece o tratamento de desenhos, gráficos, paginas da Web e outros.
Conhecendo o Teclado – No trabalho com textos é necessário ter um bom conhecimento do teclado e do funcionamento de teclas isoladas ou conjuntamente com outras. Como já vimos anteriormente o teclado e usado para digitar ou seja transmitir informações para o computador, Vimos também que ele e composto por Letras, números, símbolos e acentuações. Na aula de hoje vamos aprender usa-lo.
Tecla Enter – No editor de textos, Significa uma linha abaixo.
Tecla Barra de espaço – Cria um espaçamento entre as letras.
Tecla Backspace – Apaga tudo que está a esquerda do curso, um a cada toque.
Tecla CapsLock – Quando ativada deixa todas as letras em maiúsculo.
Tecla SHIFT – Esta tecla só funciona em conjunto com outra tecla. Mantendo o shift pressionado, aperta-se a tecla desejada: se for letra ela aparecera em maiúsculo, para as outras aparecera o símbolo da parte superior da tecla.
SHIFT + letras – Deixa a letra em Maiúscula.( a A, d D)
SHIFT + Acentos – Acentua as palavras ( pá, você)
SHIFT + Símbolos – Ativa os Símbolos ( {, @, $, &)
Tecla CTRL ( CONTROL ) - Ela funciona como atalho de comandos. Significa Controle.
CTRL + A – Seleciona todo texto.
CTRL + C – Copia o texto que estiver selecionando.
CTRL + V – Faz uma copia de algo que foi Copiado (Cola).
CTRL + Z – Desfaz o ultimo comando feito.
CTRL + P – Usado para mandar imprimir um documento.
CTRL + S – Salva um documento, ou suas alterações.
Tecla Alt GR - É usada para ativar a terceira opção numa tecla.
Alt GR + ª – Ativa o simbolo PRIMEIRA
Alt GR + º – Ativa o simbolo PRIMEIRO
Alt GR + ° - Ativa o simbolo GRAU
Alt GR + § - Ativa o simbolo que indica mais de um PARAFRAFO na lei.
Tecla Delete – Apaga tudo o que estiver a direita do cursor, um a cada toque.
Tecla Home – Deixa o cursor no começo da linha
Tecla End – Deixa o cursor no final da linha
Tecla Page Up – Sobe o cursor 25 linhas.
Tecla Page Down – Desce o cursor 25 Linhas.
Tecla com Setas – São teclas de direção movem o cursor para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita.
NumLock – Ativa e desativa o Teclado Numérico.
Teclas de Função (F1, F2...) - São teclas de ajuda cada uma possui uma função diferente.
Exercícios
1º Vamos ver se você consegue acentuar as palavras, para isso digite as que estiverem abaixo:
GESTÃO, VOCÊ, ATÉ, SÓ, PORTUGUÊS, INFORMÁTICA, RELATÓRIO, CONCLUÍRAM, OBSERVAÇÕES, À, FILIAÇÃO, CARDÁPIO, PARABÉNS.
2º Vá até a pasta jogos e abra o jogo TUX TYPING 2, escolha o jogo Cascata de Peixe, Nível FACIL, Exercício 1. Um bom jogo.
Introdução a Informática Aula 4
Formatando um texto
Selecionando Texto – Essa habilidade e fundamental, pois para se formatar um texto e necessário inicialmente seleciona-lo senão o texto não sofrera nenhuma alteração.
Recursos para formatação – Vamos ressaltar a parte inferior da barra de ferramentas, da esquerda para a direita temos:
Aplicar Estilo: indica o etilo de texto em uso.
Nome da fonte: Indica a fonte em uso(tipo de letra) e o botão que disponibiliza a escolha de outra fonte.
Tamanho da fonte: Indica o tamanho da minha fonte e o botão para altera-lá.
Negrito: Deixa a fonte mais escura. Clicando em cima você habilita ou desabilita essa aplicação.
Itálico: Deixa a fonte inclinada para a esquerda. Clicando em cima você habilita ou desabilita essa aplicação.
Sublinhado: Deixa uma linha abaixo da fonte. Clicando em cima você habilita ou desabilita essa aplicação.
Alinhamento: Indica a posição do texto ou fonte em relação a folha. Se ela fica do lado esquerdo, no centro(centralizado), á direita ou justificado.
Marcadores e numeração: Destinado a inclusão de números ou marcas no início do paragrafo.
Diminuir ou Aumentar recuo: Ajuda na estética do texto, e utilizado como paragrafo.
Cor da Fonte: Nela você escolhe a cor que desejar na sua fonte.
Realçar: Realça o fundo da sua fonte.
Alem desses recursos no menu Formatar, podemos encontrar outros.
Introdução a Informática Aula 5
Editor de Planilhas Calc – Programa usada para organizar, calcular e analisar dados. Nele podemos cálculos simples como os de uma lista de compras, boletim ou complexos como a contabilidade de uma média empresa.
Ele e dividido em folhas, cada folha e composta por linhas e colunas, as Colunas são representadas por Letras(acima) e as linhas são representadas por números(á direita). O encontro da coluna com a linha e chamado de celula.
As Barras – As barras existentes no Calc são as mesma do editor de textos, mas a barra de formatação possui alguns itens a mais que nos usaremos, são eles:
Mesclar Células – Transformá farias celulas em uma só.
Formato de numero... - Muda a forma do numero Ex. Natural(10) para moeda(R$10,00 ou R$00.10)
Porcentagem
Adicionar casa decimais – Adiciona uma casa decimal por clique.
Excluir casas decimais – Exclui uma casa decimal por clique.
Gráfico – Transformá os valores em gráfico.
Inserir Bordas – Deixa um contorno nas células.
Barra de Formulas – E nessa barra que vamos efetuar os cálculos. Nela temos á:
Caixa de nome: Que mostra a célula onde estamos.
Assistente de Função: Nela se encontra todas as formulas do Calc.
Linha de Entrada – Nela podemos inserir as informações.
Criador da apostila : Reginaldo Gonçalves dos Santos Junior
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